I Seminário da Fiscalização Integrada de Belo Horizonte

I Seminário da Fiscalização Integrada de Belo Horizonte

A Presidente do Sindicato dos Agentes Vistores e Agentes de Apoio Fiscal do Município de São Paulo - SAVIM, Claret Fortunato e o Diretor/ Agente Vistor - André Sahd, participaram do I Seminário da Fiscalização Integrada de Belo Horizonte nos dias 19 e 20 de novembro - “Em busca de harmonia e equilíbrio para a cidade”.

Estiveram presentes representantes das cidades de Contagem-MG, Goiânia-GO, Brasília-DF, São Paulo-Capital, Guarulhos-SP, Santo Antonio do Descoberto-GO, Maceió-Al, Barra Mansa- RJ, Volta Redonda-RJ, Serra-ES, Vitória -ES e Vila Velha -ES.

O evento iniciou no dia 19 - ás 19h00 – a abertura solene aconteceu na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O objetivo do seminário foi promover ampla discussão sobre os anseios da fiscalização, entender o cenário atual da categoria nos vários municípios, bem como os desafios e perspectivas para o futuro.

No dia 20 foram organizadas quatro palestras, a primeira palestra teve como coordenadores Luciane Carvalhais e Wilber Henrique e abordou o tema: “Controle Urbano e Sociedade: por uma cidade melhor”.

A palestra foi ministrada pelas Fiscais Integradas de Belo Horizonte Rovêna Martins e Flávia Passos que abordaram a importância e a necessidade de existir planejamento e gestão na fiscalização, para que dessa forma, a categoria consiga funcionar como um braço de apoio para o Estado, bem como, a participação dos Fiscais na formulação e mudanças de leis e posturas das cidades.

A segunda palestra teve como coordenadores Jacqueline Maltez e Nayara Menezes e abordou o tema “A fiscalização e a Mídia”. Essa temática contou com a participação da Presidente do SAVIM Claret Fortunato e da Fiscal de Posturas de São José do Rio Preto, Iris Tomaelo, representando a mídia local esteve presente o ilustre jornalista da Rádio Itatiaia, Carlos Viana e a jornalista Alessandra.

A Presidente do SAVIM, falou sobre o poder dos veículos de comunicação na disseminação de fatos muitas vezes distorcidos sobre Fiscalização de Atividades Urbanas e a falta de interesse por Agendas Positivas provocadas pela categoria. Abordou a importância dos Fiscais de Atividades Urbanas insistirem em mostrar o nosso trabalho, bem como nossa responsabilidade em promover e garantir o ordenamento das Cidades, pois a desinformação e a falta de conhecimento levam os meios de comunicação a veicularem matérias distorcidas e errôneas, sem apurar devidamente o fato e dar oportunidade para o outro lado se manifestar e explicar a realidade. Infelizmente devido ao poder de disseminação proporcionados pelas novas plataformas de tecnologia, essas notícias se espalham freneticamente causando danos irreparáveis para toda a categoria.

O jornalista Carlos Viana falou sobre a carência da população brasileira em entender a mensagem que a notícia deseja transmitir, fazer-se entender é um problema que a mídia enfrenta diariamente. O jornalista lembrou que o momento atual vivido no Brasil é essencial para que os governantes entendam que a Fiscalização precisa fazer parte dos planos de governo e citou o como exemplo a tragédia que aconteceu recentemente na cidade mineira de Mariana, fato que deixou evidente que fiscalizar é um dever do Estado. Foi feito um comparativo pelo jornalista que Minas Gerais possuí 750 barragens para despejos de resíduos e apenas 4 Fiscais para cuidar desse contingente, em contrapartida foi observado que em cada mudança de gestão em Minas Gerais são disponibilizados 16 mil cargos no Legislativo. 
Para finalizar o debate Carlos Viana citou a questão de monopolização existente na mídia nacional e a dificuldade em manter a imparcialidade ao transmitir a notícia. Ressaltou ainda que entender o público é o papel do jornalista para a partir disso saber o que o público quer assistir.

A terceira palestra foi coordenada pela psicóloga Silvia Voloch e Lauro de Azevedo e abordou o tema: “Limitação do poder, abordagem e adoecimento”, teve como palestrante o psicólogo Marcelo Santos (Psicólogo/ Gerente de Psicologia e Assistência Social da SLU) e dos Fiscais Integrados Marco Medina, Marcelo Navarro e Weber Oliveira.

A psicóloga defendeu a criação de grupos de estudos para compreender as dificuldades de aprendizagem da função e as causas de adoecimento – se são provenientes da função ou não?

Os palestrantes Marco Medina e Marcelo Navarro falaram sobre a necessidade do Fiscal dispor de saúde física, mental e psicológica para exercer bem suas atribuições. A necessidade do trabalho da Fiscalização não ser vinculado ao negativo e punitivo, mas ser vinculado a um trabalho que proporciona qualidade de vida e bem-estar para a população. A proposta dos palestrantes foi que os Fiscais estejam presentes em tudo que envolve a fiscalização, com o lema - “Nada sobre nós, sem nós”.

A quarta e última palestra foi coordenada por Ildeu Andrade e Plínio Marcos e abordou o tema: “Perspectiva e desafio para a Fiscalização” palestraram o Presidente do SINDIBEL, Israel Arimar, Presidente da ANAFISC, Marcelo Faria e a Fiscal Integrada Neide Farias.

Os palestrantes falaram sobre a necessidade de revisão salarial para a Fiscalização em relação aos Auditores e Procuradores, gratificação no momento da aposentadoria, o stress da função e o número insuficiente de fiscais e a necessidade de haver mais diálogos entre as Secretarias e a Fiscalização.

Ressaltaram a importância da unificação das forças locais por meio dos Sindicatos e por meio de força nacional, como é o exemplo da ANAFISC, pois existem necessidades nos municípios que são de interesse nacional e que podem e devem ser questionadas nacionalmente.

Foi ressaltado que o momento é oportuno para que a Fiscalização reivindique espaços nos debates políticos, objetivando o reconhecimento da carreira e uma Fiscalização de qualidade.

Abaixo o vídeo com a palestra da Presidente do SAVIM:

savim

Close
Close

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

Close

Close