Esclarecimento

Esclarecimento

É de conhecimento de todos que esta Diretoria vem realizando um trabalho completamente transparente, com o único objetivo de elevar a categoria ao patamar que a grande maioria merece. Infelizmente, por motivos que fogem a nossa compreensão o Sr. Agente Vistor Bernard Fuldauer, vem dando falsas informações a respeito do trabalho de rotina da categoria, mostrando um total desconhecimento da legislação de nossa competência, e o que é pior ainda, desconhecimento da Legislação de outras categorias.

 

Não tem sido fácil a nossa luta para demonstrar para o governo e a mídia que a categoria é formada por profissionais competentes e comprometidos o que nos faz merecedores de uma reestruturação da carreira condigna com a responsabilidade que temos. 

A correção abaixo com o intuito de esclarecer os equívocos declarados por este Senhor em reportagem veiculada em 06/02/2013, foi encaminhada para a nossa Assessoria de Imprensa e para o nosso Jurídico. Para a imprensa com o objetivo de que publiquem as correções, e para a Assessoria Jurídica para verificar as providencias cabíveis contra o declarante, por comprometer toda a nossa categoria bem como contra a repórter Vanessa Corrêa, que no título da entrevista incrimina as autoridades as quais estamos subordinados.

 

 

1. O CONTRU tem todo o amparo legal para fechar um estabelecimento por falta de segurança.

Departamento de Controle do Uso de Imóveis - CONTRU

O CONTRU  atua na prevenção e fiscalização de instalações e sistemas de segurança de edificações na cidade de São Paulo.
O CONTRU concede licenças e fiscaliza a instalação e o funcionamento de elevadores, esteiras e escadas rolantes, sistemas de armazenagem de produtos químicos e inflamáveis, combustíveis e explosivos.

Também é função do Departamento notificar ou intimar os responsáveis pela edificação, quando apresentar irregularidades, a executar as obras para solucionar o problema. O CONTRU também pode interditar edificações que apresentarem riscos de segurança.

Atribuições do CONTRU
Realizar análises de projetos de:

·         Edificações que necessitem de adaptação

 

·         Edificações novas

 

·         Equipamentos de armazenamento de produtos combustíveis

 

·         Aparelhos de transporte vertical e horizontal;

 

·         Adaptação de edificação para acesso de pessoas portadoras de deficiência física e necessidades especiais

 

Vistorias técnicas:

·         Verificação da execução das obras de segurança nos projetos aceitos pelo Departamento

 

·         Verificação de atendimento de intimações emitidas por risco iminente

 

·         Verificação e encaminhamento das denúncias recebidas

 

·         Operações em toda a cidade, verificando condições de segurança em edificações destinadas a comércio, indústria, serviços, institucionais, eventos, postos de combustíveis, aparelhos e empresas conservadoras de transporte vertical e horizontal

 

·         Expedir Alvará de Funcionamento para Locais de

 

Art. 3º
XII - Alvará de Funcionamento de Locais de Reunião e demais atividades referidas no artigo 4° deste decreto (Decreto nº 48.379), bem como suas revalidações, quando enquadrados na subcategoria de uso nR2, nR3 e nR4, com as seguintes características:
a) com capacidade de lotação acima de 500 (quinhentas) pessoas, calculadas de acordo com a seção nº 12.6 do COE;
b) ginásios, estádios e similares com capacidade de lotação acima de 5.000 (cinco mil) pessoas;

 

Estabelecimentos relacionados no Art. 4º do Decreto nº 48.379

Art. 4º. Para fins de aplicação deste decreto (Decreto nº 48.379), deverá ser requerido Alvará de Funcionamento de Local de Reunião para as atividades com capacidade de lotação igual ou superior a 100 (cem) pessoas, em imóveis destinados a abrigar eventos geradores de público, tais como:
I - bares e lanchonetes;
II - "chopperias";
III - restaurantes;
IV - casas de música, boates, discotecas e danceterias;
V - "buffet";
VI - cinemas, auditórios, teatros ou salas de concerto;
VII - templos religiosos;
VIII - salões de festas ou danças;
IX - ginásios ou estádios;
X - recintos para exposições ou leilões;
XI - museus.

Para os imóveis que não se enquadram nestas categorias o alvará é expedido pelas Subprefeituras.

Não existe nenhum documento por nome de "Auto de vistoria de segurança" e nenhum documento com validade de 3 a 10 anos.

Os Técnicos de CONTRU assim como os Agentes Vistores tem sim Poder de Policia Administrativo. Realmente não aplicam multa mas podem sim interditar por falta de segurança.

Toda Subprefeitura tem um plantão de 24 horas, portanto existe sim fiscalização noturna quando acionados.

A legislação é realmente complexa, mas não a ponto de possibilitar 720 multas diferentes.

A ação fiscal em uma obra irregular não para com uma simples multa por falta de documento, existe toda uma legislação a ser cumprida, chegando até a demolição se for o caso (vide Código de Obras e Edificações).

Não cabe a um Agente Vistor opinar sobre os procedimentos da Supervisão de Aprovação e Licenciamento. Os Agentes Vistores não são responsáveis por emitir alvarás de construção ou de Licenciamento.

O Agente Vistor e responsável por vistoriar todo e qualquer estabelecimento, seja um cabeleireiro ou um Shopping Center.

Todo servidor que tiver conhecimento e provas de algum ato de corrupção deve denunciar, e todo servidor que receber oferta de vantagem para deixar de fazer uma ação fiscal deve também denunciar, uma vez que tal omissão também é crime.

Quanto as informações sobre interferência politica o estatuto (Lei nº 8.989) é claro:

“Nenhum servidor é obrigado a cumprir ordem que não se acha apoiada na legalidade.”

savim

Leave a Reply

Close
Close

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

Close

Close