curso: Gerenciamento e Mapeamento de Riscos Socioambientais (gratuito)

curso: Gerenciamento e Mapeamento de Riscos Socioambientais (gratuito)

http://www.oficinamunicipal.org.br/cursos/129

 

Datas: 28.05, 29.05.2014
Área: Ambiental
Duração: 9 aulas
Carga horária: 14h
Público-alvo: Prefeitos, Secretários Municipais, Vereadores e Servidores públicos envolvidos com o gerenciamento de áreas de risco.

Objetivos:

O objetivo principal do curso é fortalecer a gestão urbana nas áreas sujeitas a fatores de riscos, investindo na capacitação de técnicos municipais para elaborarem, de forma autônoma, o diagnóstico das áreas de risco socioambientais e para a montagem de um Sistema Municipal de Gerenciamento de Risco que contemple a participação ativa das comunidades.

Objetivos Específicos:

Capacitar os técnicos municipais para:

 

a)    Análise e mapeamento de áreas de risco socioambiental sujeitas a escorregamentos, enchentes e inundações.

 

b)    Elaboração do Sistema Municipal de Gerenciamento de Risco para área sujeitas a desastres naturais, com a participação ativa das comunidades; e estruturarem o Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC

 

c)    Roda-rede-intercâmbio: Os fóruns de discussão são espaços para troca de ideias e opiniões, entre os técnicos cursistas, sobre um tema específico referente ao conteúdo do Curso, bem como, para troca de experiências.

Inscrição Gratuita: Por tratar-se de atividade subsidiada pela Fundação Konrad Adenauer, este curso é oferecido exclusiva e gratuitamente a servidores públicos municipais lotados em Prefeituras e Câmaras Legislativas. Para democratizar o acesso, possibilitando a participação de um número maior de municípios, fica estabelecido o limite de 3 (três) inscrições por Prefeitura ou Câmara Municipal. Quando houver mais interessados na atividade a Oficina Municipal abrirá listas de espera para montagem de nova(s) turma(s). Também é possível realizar a atividade in company, sob encomenda, na sede de sua Prefeitura ou Câmara Municipal. IMPORTANTE: Os participantes inscritos que por ventura desistirem da vaga, deverão informar a Oficina Municipal com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis anteriores à realização da atividade; Os participantes inscritos que não informarem sobre a desistência ou não comparecerem, ficarão impossibilitados de participar de quaisquer atividades gratuitas da Oficina Municipal por um período de 12 (doze) meses. 

investimento

gratuito

inscrições até 23.05.2014

35 vagas
A oficina ocorrerá com o preenchimento de no mínimo 13 vagas.

parceria

Fundação Konrad Adenauer

 

programa completo

Roda de apresentação dos participantes | Apresentação do Curso

28.05.2014, 09:00-09:30

Professor: Emerson Bronze

Apresentação individual do grupo com a finalidade de interação e otimização dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do curso. Apresentar o funcionamento do Curso, sua estrutura, o conteúdo programático, as atividades a serem realizadas e as ferramentas disponíveis no material didático.

Introdução ao Gerenciamento de Áreas de Risco

28.05.2014, 09:30-10:45

Professor: Emerson Bronze

Definir os elementos básicos da análise de risco e identificar os passos do modelo de gerenciamento de risco, sugerido pelas Nações Unidas.

O Processo de Urbanização Brasileira e a Ocupação de Áreas Ambientalmente Frágeis

28.05.2014, 11:00-12:30

Professor: Emerson Bronze

Analisar como se deu o processo de ocupação do solo urbano no Brasil e o reflexo disso na condição de habitabilidade da população considerando o desencadeamento de problemas socioambientais nos assentamentos precários e a evolução dos instrumentos legais no tocante ao desenvolvimento das políticas publicas para gestão do espaço urbano.

Identificação, Análise e Mapeamento de Áreas de Risco: Processos Gravitacionais de Massa e Processos Erosivos.

28.05.2014, 13:30-15:30

Professor: Emerson Bronze

Definir conceitos relativos aos processos de movimento de massa, incluindo descrição, tipos, classificação e fatores de causas. São apresentados movimentos gravitacionais de massa e movimentos de transporte de massa (erosão). Apresentar metodologias para mapeamento de áreas de risco em encostas utilizadas no Brasil

Identificação, Análise e Mapeamento de Áreas de Risco: Riscos Hidrológicos

28.05.2014, 16:00-17:00

Professor: Emerson Bronze

Identificação, Análise e Mapeamento de Áreas de Risco: Riscos Hidrológicos

Gerenciamento de Áreas de Risco: Medidas Estruturais

29.05.2014, 09:00-10:45

Professor: Emerson Bronze

Definir princípios e critérios para a análise de solução de estabilização para os movimentos de massa, incluindo tipos principais e exemplos de uso.

Gerenciamento de Áreas de Risco: Medidas Não Estruturais

29.05.2014, 11:00-12:30

Professor: Emerson Bronze

Difundir e apropriar o Plano Municipal de Redução de Risco – PMRR como uma medida preventiva, não estrutural, de grande significado para a redução dos desastres.

Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), Plano de Contingência para períodos críticos

29.05.2014, 13:30-15:30

Professor: Emerson Bronze

Caracterizar um Plano de Contingência em todas as suas etapas de construção e operação.

Noções de Sistema de Informações Geográficas como Ferramenta na Gestão Municipal.

29.05.2014, 16:00-17:00

Professor: Emerson Bronze

Levar aos cursistas noções conceituais acerca das Tecnologias da Geoinformação e sua aplicabilidade no contexto das ações estruturais e não estruturais de redução do risco, abordando conteúdos que vão desde conceitos básicos de cartografia, de SIG (Sistemas de Informação Geográfica), da composição das bases de dados espaciais até exemplos de aplicações práticas das Tecnologias.

coordenador

Eder Brito

Coordenador de Projetos da Oficina Municipal. Mestre em Administração Pública (KoreaUniversity).

professores

Emerson Bronze

Geógrafo Consultor em Meio Ambiente, Gestão Socioambiental e Sustentabilidade. Especialista em Solos e Meio Ambiente (UFLA) e Planejamento Ambiental Urbano (UFMG).

 

investimento

gratuito

savim

Leave a Reply

Close
Close

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

Close

Close